Seminário Internacional de Dança de Brasília

Concebido por Gisèle Santoro e promovido pela Secretaria de Estado de Cultura do DF em parceria com a Associação Cultural Claudio Santoro, Embaixadas e Instituições Culturais nacionais e internacionais, é realizado anualmente no Teatro Nacional Claudio Santoro. Por sua projeção, nível e seriedade, é considerado referência internacional.

Sem similar no mundo, o evento reúne as características de um festival, de um congresso acadêmico e de um evento turístico, com a finalidade de promover e divulgar nossa cidade e nossa arte e cultura, assim como facultar uma carreira internacional aos talentos nacionais. Sua mais relevante característica é o oferecimento de Bolsas de Estudo para instituições de ensino na Europa, Canadá, Austrália e E.U.A. e até Estágios Remunerados e Contratos para teatros e companhias no exterior. Desde sua criação, foram concedidas cerca de 400 Prêmios Especiais – entre Bolsas de Estudos, Estágios remunerados e Contratos - para jovens bailarinos brasileiros de talento, e mais de R$ 1.000.000,00 em Prêmios em Espécie. Em 2013 alcançou sua 23ª edição.

Depoimento

FABIANA MALTAROLLI
Quando eu tinha 15 anos, e ainda estudava balé no Rio de Janeiro, eu sonhava em poder ingressar uma escola de danca renomada no exterior . Eu ouvi falar sobre o 1°Seminario de Brasilia, que com muita luta e suor conseguiu ser realizado em 1991. Sem nenhuma variacao ensaiada, nem trajes de danca, peguei o aviao com minha mae e me candidatei para o concurso. Eu fui sozinha, sem professores, sem apoio nenhum fora o dos meus pais. Gracas a organizacao e da estrutura do Seminário, tive a possibilidade de ensaiar 2 variacoes com os professores convidados, e assim me preparar um pouco para o concurso no final do Seminário. O período de aulas antes do concurso dá a oportunidade para os alunos mostrarem sua forca de vontade, ambicao e talento, qualidades necessárias para ingressar em uma escola de danca internacional. Foi uma imensa surpresa quando eu soube que havia ganhado uma bolsa para a escola da Ópera de Viena! Que imensa oportunidade eu ganhei no seminario para me aperfeicoar, me formar e para poder viver da arte! Sei agora que ao passar dos anos, muitos estudantes tambem tiveram essa oportunidade. Um grande projeto social, cultural, merecedor de muitos méritos acontece anualmente no Brasil em Brasilia. Um projeto que ja gerou muitas estorias de sucesso e que com certeza ainda fara muitos outros amantes da danca feliz!